2016: O ano da peneira

0

* por Junior Andrade

artigo Nas últimas semanas, notícias tristes para o varejo vieram à tona: em 2015 foram fechadas quase  100 mil lojas no País e grandes grupos varejistas entraram em recuperação judicial. Mas o que  aconteceu com esses grandes grupos? Desaprenderam? Claro que não! O aumento da carga  tributária e custos de mão de obra, e a retração da economia, impuseram um círculo aos varejistas  que muitos entram e não conseguem escapar. Com a queda nas vendas são obrigados a cair na  onda das promoções baixando a rentabilidade do negócio.  A meu ver, não existe outra forma de  passar por momentos de retração como esse, sem inovar. O  que deu certo há 20 anos não dá certo  hoje, assim como o que deu certo há 5 anos não é mais certo  que dê hoje. As promoções não  atraem mais o consumidor como antigamente. O foco do  consumidor hoje é o diferencial: a loja  deve respeitá-lo quanto ao atendimento, conforto,  conveniência, praticidade e escolha. Feito isso,  é hora de se diferenciar, seja em produtos, parcerias ou eventos. O que não dá é ficar parado  esperando o cenário melhorar. Você deve se destacar perante à concorrência.

A antiga concordata salvava a maioria das empresas e, por esse motivo, foi usada por muitos de forma indevida. A recuperação judicial nos Estados Unidos salva em média 30% das empresas enquanto no Brasil esse número cai para 1%. Em toda a história, seja no pós-guerra, na quebra da bolsa de valores e em todos os períodos de extrema retração da economia, quem sobreviveu, saiu fortalecido. Portanto, não espere chegar a esse ponto: mexa-se, inove, crie e se destaque.

Porém, vale ressaltar que ninguém cresce sozinho. Precisamos de colaboradores envolvidos, em constante capacitação e remunerados conforme os resultados. É o momento de desenvolver, capacitar e valorizar as pessoas. O Varejista deve ser otimista sempre. Vai melhorar ou vai piorar? Se você esperar um milagre ou o Governo fazer por você, vai piorar e muito. Este é o ano da peneira. Quem sobreviver, verá.

*Junior Andrade é Diretor da rede de franquias CTX

Compartilhe.

About Author

Deixe um Comentário