A arte de fazer a pergunta certa: O que e não por que?

0

*por Mauro Kaluf

Existe um tipo de pergunta que é bastante eficiente para ajudar pessoas a buscarem a solução para seus problemas. Sabia?  Em coaching, usamos a técnica de perguntar ¨o que¨,  e ¨como¨, mais do que ¨por que¨?.
Provavelmente você já teve essa experiência: Em uma conversa entre amigos ou entre colegas de trabalho, pergunta para a pessoa ao seu lado – “Por que você está triste?” – ou também – “Por que você está se sentindo dessa forma?”.
Com essa abordagem, o resultado é: A pessoa voltará ao passado, ao trauma e à situação ocorrida, e explicará o que aconteceu.
Ou seja, repetirá o acontecimento com suas próprias palavras e trará à tona as sensações ruins pelas quais passou. Então, da próxima vez que for conversar com alguém, opte por perguntas relacionadas a “O que” e ao ¨Como¨. Veja estes exemplos:
“Como você gostaria de estar agora?” – “O que você gostaria de fazer agora ao invés do que está fazendo?” – “O que espera que eu faça com a informação que você está me dando?” – ¨O que aprendeu com essa experiência e que pode usar agora a seu favor? ¨
¨O que você gostaria de estar sentindo agora, ao invés disso¨?, ou ainda ¨Como você espera que eu possa te ajudar?¨
Com essa nova abordagem, você perceberá que essa pessoa sairá da experiência passada, tenderá a abandonar suas explicações para o fato (o que chamamos de padrões explicativos), indo em direção ao futuro, focada na solução dos problemas e ficará mais próxima de encontrar alternativas e a solução para o dilema que ela está enfrentando. Através de perguntas corretas, podemos ter resultados muito melhores no relacionamento com outras pessoas.

*Mauro Kaluf é coach formado pelo Instituto Lambent, em Portugal, e creditado pelo International Certified Coach (ICC), na Inglaterra. Dirige o Instituto Lexec e é professor na Fundação Getúlio Vargas. Contato: mkaluf@mkaluf.com

 

 

Compartilhe.

About Author

Deixe um Comentário