Nesta terça-feira, 14 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Café. Para nós, brasileiros, a bebida é símbolo de satisfação e motiva a convivência social. E não poderia ser diferente. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o cultivo do grão se confunde com a própria história do país, já que por décadas foi a locomotiva do desenvolvimento econômico.
- Parte externa da Quero Mais…
- O cafezinho é bem tirado
- e combina com doces irresistíveis
Quase três séculos já se passaram desde que o Brasil recebeu as primeiras mudas da planta e ainda hoje o café continua motivando novos negócios e um número sem fim de receitas, que garantem sua renovação e sofisticação. Assim como o arroz e o feijão formam a dupla preferida nas principais refeições dos brasileiros, o café com leite faz parte desde as primeiras horas do dia. Um dos marcos de renovação do café nos últimos anos foi o desenvolvimento do mercado dos cafés gourmet. Levam este nome pela qualidade superior conferida pelo uso do grão tipo arábica, que melhor aroma e menos cafeína do que o tipo robusta.
- Bonne Journée: pães e café
- Café Bombom do Gaetano
- Café gourmet no Bonne Journée
Outro fator que influenciará no resultado final é a torra do grão.Somado à matéria-prima de qualidade, o bom café é resultado da forma de preparo. Por isso, uma figura essencial também ganhou destaque nos últimos anos: o barista, especialista no preparo e na prova de cafés. As boas cafeterias não dispensam conhecimento na área, pois sabem que os consumidores, cada vez mais exigentes, estão com o paladar atento para apreciar e aprovar o café feito com o requinte dos melhores grãos e com os cuidados de preparo essenciais para resultado sem retoques. Escolha um endereço na cidade, reúna os amigos e comemore o Dia Internacional do Café!
Bolos da Cecília, R. Amazonas, 448 – Centro. Recém-inaugurada, a loja tem bolos caseiros em pedaço e um café saboroso
Bonne Journée Café, R. Martim Francisco, 295 – Santa Paula. Oferece grande variedade de pães artesanais
Doceria Chantilly, R. Amazonas, 428 – Centro. A tradição são os bolos confeitados em pedaço
Gaetano, R. Maranhão, 1141, Santa Paula. Da tradição dos gelatos saiu receitas inusitadas que misturam sorvete e café.
Quero Mais, R. Wenceslau Bras, 203 – Santa Paula. A casa tem agradável ambiente externo para saborear um bom café e guloseimas produzidas à partir de receitas próprias nas tardes frescas de outono.