Ceias de Fim de Ano pelo Vigilantes do Peso

0

Fim de ano chegando, a promessa de um Ano Novo se aproxima e com ela a renovação de metas e a esperança de uma vida nova. Uma das primeiras metas que a maioria das pessoas faz é perder peso. Mas como perder peso com todas as festas de confraternização, Ceia de Natal e as inúmeras tentações que essa época proporciona? Não precisa se trancar em casa, evitar a festa de fim de ano do escritório e nem cancelar a Ceia! Também não vá “chutar o balde” e deixar para compensar no próximo ano! Pequenas atitudes podem ser tomadas para aproveitar tudo que essa época do Ano traz! Tenha em mente seus objetivos, planeje sua rotina para não deixar de fazer atividades físicas e mantenha o foco nos seus objetivos! Veja as dicas dos nutricionistas do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet e Matheus Motta, para você aproveitar as ceias sem arrependimentos.
Opte sempre por opções mais saudáveis, como saladas, frutas e alimentos integrais. Se a festa for num restaurante, procure por pratos sem molhos a base de queijos, creme de leite ou maionese e dispense as frituras. No buffet, coma bastante salada e escolha legumes cozidos, carnes magras grelhadas e arroz ou massa integrais. E que tal estimular os colegas de trabalho, amigos ou família a levar receitas saudáveis para as festas? Pastas a base de queijo cottage e requeijão light adicionadas de ervas, guacamole, palitos de legumes crus ou assados no forno, espetinhos de frutas, sanduíches feitos com pães integrais com recheio de frango desfiado ou atum, sucos naturais, água de coco e chá gelado são ótimas pedidas!

arroz DICA: Arroz Natalino

 Ingredientes
 3/4 xíc. de damascos secos
1 xíc. de água
1 cebola média picada fina
1 C.S. de manteiga light
1 1/2 xíc. de arroz
½ c.c. de sal
4 xíc. de água fervente
1/3 xíc. de uva-passa
1 C.S. de pimentão vermelho picado

 Modo de Preparo
 1 Em uma panela pequena, ferva o damasco com 1 xícara de água durante 5 minutos. Escorra.    Reserve o caldo. Pique o damasco em pedaços pequenos e reserve.
2 Em uma panela média, refogue a cebola na manteiga até cozinhar. Junte o arroz, o sal, o caldo do damasco e a água restante.  Deixe levantar fervura e reduza o fogo.  Deixe cozinhar lentamente durante 15 minutos. Quando o arroz estiver pronto, acrescente o damasco, as passas e o pimentão. Aguarde 5 minutos e sirva quente. Cada porção equivale a ½ xíc.

Na churrasqueira, berinjela e abobrinha ficam ótimas grelhadas! Intercale fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola nos espetinhos e de sobremesa, abacaxi assado e banana assada com canela. Você ainda pode adaptar a salada de maionese substituindo a maionese por iogurte natural e incrementar a farofa utilizando cenoura ralada e couve fatiada bem fininha.
Evite as sobremesas a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly e prefira frutas frescas ou assadas, castanhas e rabanadas feitas no forno. Caso você não encontre nenhuma dessas opções, não precisa passar vontade: escolha uma sobremesa e experimente uma porção pequena ou divida com um amigo. Não exagere nas bebidas alcoólicas. Beba uma ou duas taças de vinho ou espumante e sempre prefira água ou sucos de frutas. Coma com moderação. Monte seu prato com a quantidade de comida que você considera suficiente para ficar satisfeito e não ter que repetir ou ficar beliscando a festa inteira.

Montando uma ceia saudável

É possível sim, montar uma ceia de Natal ou Ano-Novo saudável! Fazendo substituições inteligentes e optando por alimentos naturais no lugar de industrializados você pode montar uma ceia deliciosa e saudável! Comece montando a mesa utilizando uma variedade de frutas frescas ou secas, nozes, castanhas assadas, pastas saudáveis, queijo branco temperado e torradas de pão integral. Quanto mais colorida e variada, mais atrativa para seus convidados!
Opte por cortes magros de carne, como peito assado de frango ou peru sem pele e substitua o tender pelo lombinho assado. Utilize rodelas de abacaxi, figos e ameixas como decoração.Faça acompanhamentos saudáveis: saladas variadas com molhos a base de ervas, arroz integral com legumes, legumes assados, farofa com cenoura no lugar da farofa de bacon. Troque o bolinho de bacalhau por saladas com bacalhau em lascas e grãos, como feijão fradinho ou grão-de-bico. Bacalhau assado no forno com rodelas de tomate, cebola e pimentão também irá fazer sucesso!

bacalhau Bacalhau à Florentina
 Crédito: Shutterstock
 Ingredientes
 1 jato de óleo spray
600g de bacalhau cortado em postas
1/8 c.c. de sal
1/8 c.c. de pimenta-do-reino
300g de espinafre cozido, escorrido
¼ xíc. de creme de leite light
¼ xíc. de cebola picada
1 dente de alho grande
3 xíc. de batata-inglesa cozida, cortada em cubos
 Modo de preparo
 1 Preaqueça o forno a 200°C. Unte um tabuleiro com o óleo spray.
2 Tempere os dois lados das postas de bacalhau com sal e pimenta. Arrume as postas no tabuleiro e reserve.
3 Em um processador ou liquidificador, coloque o espinafre, o creme de leite, a cebola e o alho. Bata até ficar cremoso.
4 Espalhe o espinafre batido sobre as postas de bacalhau. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Retire e deixe assar por mais 5 minutos, até o bacalhau ficar macio. Sirva com as batatas cozidas. Cada porção equivale a 1 posta de bacalhau, 1/3 de xíc. de espinafre e ¾ de xíc. de batatas.

Para a sobremesa, pera assada com vinho, sorvetes de frutas e rabanadas de forno são excelentes opções.

pessego Pêssegos grelhados com amêndoas
 Crédito: Shutterstock

 Ingredientes
 2 jatos de óleo spray
4 pêssegos grandes, firmes, cortados ao meio e sem sementes
2 C.S. de amêndoas picadas
2 c.c. de mel
 Modo de preparo
 1 Aqueça um grill e adicione o óleo spray.
2 Borrife um pouco de óleo na casca dos pêssegos. Leve-os ao grill com a parte da pele para baixo, por aproximadamente 2 minutos. Utilizando uma espátula, vire e deixe grelhar por mais 2 minutos.
3 Remova os pêssegos do grill e arrume em um prato de servir. Adicione ¾ de colher de chá de amêndoas e ¼ de colher de chá de mel em cada um. Cada porção equivale a 2 metades de pêssegos.
DICA: Acrescente 1 bola de sorvete de baunilha 0% gordura

Aposte na água aromatizada: utilize água com gás, bastante gelo, rodelas de limão e folhas de hortelã para uma bebida refrescante e saborosa! Você também pode fazer um delicioso ponche de frutas substituindo o vinho por suco de uva ou maçã e acrescentando frutas frescas como morango, kiwi e maçã cortadas em cubos.  Não deixe de comer durante o dia, pois as chances de exagerar na hora da Ceia serão maiores e você pode se arrepender depois.  No dia seguinte utilize as sobras de carnes e frutas para fazer sanduíches, saladas e saladas de frutas.

 

 

 

 

Compartilhe.

About Author

Deixe um Comentário