Corrida atrai mais de 6 milhões no Brasil, mas exige preparo

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O número de corredores de rua no Brasil aumenta exponencialmente ano após ano. Segundo pesquisa da consultoria Relevance, realizada em janeiro de 2014, estima-se que cerca de seis milhões de pessoas pratiquem algum tipo de corrida. Não à toa, o número de praticantes do esporte cresce tanto, afinal, basta ter um par de tênis e um pouco de vontade para começar. No entanto, além de um calçado de qualidade e de disposição, algumas medidas são necessárias para que atividade possa ser realmente salutar. Segundo a gerente medica da unidade MIP do Aché Laboratórios Farmacêutico, Dra. Talita Poli Biason, ao iniciar qualquer tipo de modalidade esportiva é fundamental realizar uma avaliação médica e física e conferir como anda o funcionamento do organismo.

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Antes de sair correndo, avalie condições físicas e escolha tênis adequado

“Também é importante à orientação de um educador físico, assim, será possível garantir que os treinos sejam executados em um ritmo seguro e saudável”, explica. Em São Caetano do Sul, a academia Runner tem o exclusivo Runner Cardio, programa inédito para orientar iniciantes e iniciados que desejam se preparar para as corridas de rua. Abaixo, confira dez dicas para quem pretende iniciar no mundo da corrida sem imprevistos:

1.    Avaliação médica: Faça um check-up completo. O procedimento pode evitar problemas de saúde e torna a prática do esporte segura;

2.    Motivação: Escolha um local atrativo para treinar. Procure se unir a outros amigos corredores. Selecione uma boa trilha sonora e trace um pequeno objetivo a ser alcançado;

3.    Refeição: Alimente-se duas horas antes da atividade, assim dá tempo de fazer o processo de digestão;

4.    Hidratação: Beba bastante água antes, durante e depois da corrida. Estar devidamente hidratado é fundamental em qualquer atividade física;

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 5.    Vestuário: Use um tênis específico para corrida e, de  preferência, que já tenha sido utilizado anteriormente. Calçados  novos podem prejudicar a pisada e causar lesões. Vista roupas  leves e confortáveis e que não limitem os seus movimentos;
 6.    Alongue-se: Também faça aquecimento e alongamento  trinta minutos antes do treino;
 7.    Dores: Faça compressas de gelo nos locais doloridos. O  diclofenaco dietilamônio também é indicado, pois o princípio ativo  age na inflamação combatendo a dor;
 8.    Ritmo: Respeite as condições de seu corpo. É importante  não forçar demais na velocidade e na distância e evitar lesões;
 9.    Frequência: Para criar resistência, comece com caminhadas,  depois, passe aos trotes (corridas leves, mas com passadas mais  curtas) até, finalmente, iniciar corridas de curtas distâncias. Os  percursos devem ser aumentados gradativamente;

10. Postura: Procure manter o tronco ereto, olhando sempre para o horizonte. Mantenha os cotovelos flexionados em 90° e os ombros soltos. Prefira passos curtos ao invés de longos e não toque o calcanhar no chão. A postura correta aumenta a desempenho e evita lesões.

 

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