Diabetes: 50% dos portadores ainda não sabem que têm a doença

0

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, será marcado por ações de alerta em várias partes do mundo. No Brasil, são estimados 14 milhões de portadores da doença, dos quais 50% não estão cientes. Em 2040, segundo estimativas da International Diabetes Federation (IDF), deverá dobrar o total de portadores da doença, que na maioria dos casos atinge pessoas com idade acima de 40 anos, obesas e sedentárias.

sedentarismo

Sedentatismo e obesidade estão entre as principais causas da doença

“O diangóstico precoce do diabetes é fundamental para garantir não apenas o imediato tratamento da doença, mas também mais qualidade de vida ao paciente”, esclarece Márcio Krakauer, endocrinologista do hospital e que também está à frente da coordenação das ações do Novembro Azul, pela Sociedade Brasileira de Diabetes, como mês de alerta para o exame preventivo do diabetes, e ainda presidente da Associação de Diabetes do ABC. Um dos grandes riscos que o portador de diabetes corre ao não saber da presença da doença é durante as internações, quando é preciso que o hospital siga protocolo específico para não agravar o quadro de saúde do diabético.

internacao

Ao ser internado, é importante que o hospital realize teste imediato de glicemia

O Hospital e Maternidade Dr Christovão da Gama (HMCG), em Santo André, uma das maiores referências na prevenção e tratamento de diabetes na região do ABC, aproveita as ações em torno do Dia Mundial do Diabetes, para anunciar que desde agosto tem em atividade o Programa de Glicemia Hospitalar, baseados nos mais avançados protocolos de controle do diabetes em pacientes internados. “Nosso protocolo, primeiramente, reuniu ampla equipe multidisciplinar de profissionais de várias áreas do hospital como enfermeiros, nutricionistas, responsáveis por compras e TI, toda equipe médica, inclusive os intensivistas, e, posteriormente, uma bateria de treinamentos seguiu por quase cinco meses até formularmos todo o protocolo que nos orienta desde a detecção da glicemia capilar no paciente até todo o procedimento que deverá ser adotado durante sua estada no HMCG”, informa Krakauer. Segundo o médico, os hospitais andam lotados de pacientes com diabetes e, por isso, a criação de protocolo específico poderá colaborar para tornar o diabético ciente da doença e dos cuidados necessários.
Diabetes no ABC Enquanto o Brasil, tem 14 milhões de portadores de diabetes , sendo que 50% desconhecem sofrer do mal, no ABC a estimativa é de que entre 10% e 12% dos mais de 2,7 milhões de habitantes também convivam com a doença de consciente ou não. Nesta segunda-feira, 14, a Associação de Diabetes do ABC fará teste gratuito das 8h40 às 12h, em sua sede na Rua Almeida Garret, 51, Vila Guiomar, Santo André.

Compartilhe.

About Author

Deixe um Comentário