Instrutor de natação da Runner São Caetano ajuda adultos a vencerem a hidrofobia

0

Se você é adulto e ainda curte o Verão pelas “bordas” quando o assunto é mar e piscina, este pode ser um bom momento para vencer a chamada hidrofobia – trauma da água – e aproveitar melhor a temporada do calor. Afinal, só de litoral, o Brasil tem mais de 7,4 mil km. E para vencer este desafio, a dica é procurar um profissional bem preparado.

fabio2

Fábio Negrão retorna à Runner São Caetano com novas experiências

O ex-técnico de natação de São Caetano do Sul, instrutor e personal trainer na Runner, Fábio Negrão, está de volta à cidade após viver um breve período sabático, em Palhoça (SC), região da Grande Florianópolis. Na bagagem, Negrão trouxe a experiência de projeto social desenvolvido com muito sucesso e que inclui ensinar natação a adultos com hidrofobia. “Formei um grupo de alunos com crianças e adultos, para ensinar natação em aulas gratuitas, direto no mar. O maior desafio foi fazer uma senhora de quase 70 anos a nadar pela primeira vez”, conta o educador físico.

donaeva

Eva,de Palhoça: #partiupraia

Desta experiência, na qual aplicou técnicas neurolinguísticas, Negrão extraiu método diferenciado  para ajudar pessoas com medo a vencerem o trauma da água. “O medo da água também é  verificado em algumas crianças, mas elas superam bem mais fácil. O maior ganho de aplicar a  neurolinguística nas aulas de natação para iniciantes é, sem dúvida, com os adultos”, explica  Negrão.
Em entrevista ao site Viver São Caetano, a moradora de Palhoça Eva Terezinha de Souza Diniz, 67  anos, foi só elogios ao instrutor de natação. “Este menino foi um anjo na minha vida. Sempre tive  medo do mar e moro há quatro anos em Palhoça. Graças a Deus, em apenas um mês, perdi  totalmente o medo da água. Foi uma grande superação, pois durante anos eu dizia que não era  capaz de nadar”, emociona-se dona Eva.
Segundo Negrão, antes de iniciar o projeto social Nade no Mar, em pesquisa informal notou que a  maioria dos casos de afogamento na região era com nativos e não com turistas. Um dos principais  motivos é que, por ser uma região litorânea, as academias de natação são raras e caras.
Em São Caetano, Negrão já testou a iniciativa das aulas de natação para adultos sob efeito da  hidrofobia e está colhendo mais elogios. A aluna Tatiane Nieto Gimenez, 34 anos, sofreu um  trauma ainda na infância pelas mãos de um instrutor com total falta de filtro psicológico. “Ao me  ver sempre no canto, durante as aulas, o instrutor do curso me jogou no meio da piscina. A partir  deste dia, nunca mais superei o medo”, desafaba Tatiane. Porém, há dois meses, quando, junto  com o namorado Leandro Di Grazia, fechou um plano na Runner São Caetano, resolveu  experimentar uma aula de natação.

“Minha sorte foi encontrar o Fabio, que tem sido um anjo. Hoje já respiro embaixo d’água e, nesta semana, continuei boiando sozinha depois que ele tirou o apoio”, comemora a aluna. Segundo Negrão, ninguém sai o mesmo depois da primeira aula. “As aulas de superação do medo de nadar são ideias também para pais que queiram acompanhar filhos pequenos, pois juntos há uma grande troca de confiança e exemplo de superação”, sugere o técnico, agora Anjo das Águas!

tati

Tatiane ao lado do namorado Leandro: superação na água

Compartilhe.

About Author

Deixe um Comentário