Kenroku: autêntica culinária japonesa em São Caetano

0

A tradicional cozinha japonesa, produzida com receitas de mais de 100 anos e  que não podem ser encontradas em livros, tem sido apreciada pelos moradores de São Caetano do Sul no Kenroku,instalado há quase um ano em discreto endereço no bairro Santo Antonio. Tão discreto quanto o dono do local, Hiroshi Takagi, que aos 75 anos, após se aposentar de uma longa jornada de trabalho sob as rígidas regras de seu povo, escolheu o Brasil e, especialmente, São Caetano, para empreender dois sonhos: gastronomia e desfrutar do jeito caloroso do brasileiro, assim como das lindas paisagens de nosso país. “Quero viajar muito ainda pelo Brasil, especialmente pelas praias brasileiras”, avisa Takagi, que há um ano reside na cidade.

IMG_2867

Cardápio japonês completo inclui preferências brasileiras como temaki e hot roll

E graças as suas sábias escolhas, São Caetano ganhou um autêntico restaurante japonês, que funciona num ambiente tranquilo embalado por música ambiente de bom gosto e dotado de um cardápio recheado de delícias da culinária típica, com exclusivo serviço à la carte. “Segundo explica Takagi, o sistema de rodízio é da cultura brasileira. Como a ideia é garantir cardápio e serviço típicos do Japão, o rodízio não será adotado pela casa”, avisa. Embora tenha convicção de manter as tradições de seu país, Takagi demonstrou flexibilidade ao inserir na cozinha a produção de temaki e hot roll, pratos que não fazem parte da vertente tradicional da culinária japonesa.

Antes de fixar residência no Brasil, Takagi, que nasceu em Fukui e cresceu em Kanazawa, foi estudar gastronomia em Tókio e se especializar em Osaka. Porém, as receitas utilizadas em seu restaurante são todas retiradas de livros escritos em ideogramas japoneses, portanto quase impossíveis de serem copiadas. Daí, a exigência de que sua equipe seja formada apenas por japoneses ou descendentes. Entre as receitas tradicionais está o Macha-Ice, sorvete de chá verde de sabor indescritível e de produção própria.

Marcelo Kina Issu


No comando da cozinha está a chef Myuk Chen. Já o sushiman,o Kina-San reforça a exemplo da equipe junto com os demais profissionais, todos de descendência oriental. Para garantir o melhor atendimento, a casa, sob a gerência de Thamires Pouseiro, conta com profissional bilíngue para atender a clientes estrangeiros, especialmente asiáticos que têm apreciado as delícias.

Por que São Caetano? – Takagi viajou para o Brasil por quase dez anos a trabalho, antes de se aposentar. Mas sempre cultivou a ideia de que usufruiria seu justo descanso por aqui. Há dois anos, veio morar definitivamente no país e passou a pesquisar várias cidades para fixar moradia e abrir o próprio negócio, afinal descansar não significa parar de trabalhar para este jovem senhor. E São Caetano acabou sendo a eleita para receber sua contribuição como cidadão empreendedor.

Das paixões que cultiva pelo país, além do povo e as praias, está a nossa rica culinária, com destaque para o churrasco de picanha.  E de suas criações, o que ele mais aprecia são os suhis, sashimis e os tempurás. Enfim, Takagi, além de bom chef de cozinha, é também um bom gourmet!

Serviço: Kenroku Culinária Tradicional Japonesa
Rua Espírito Santo, 104, Bairro Santo Antonio, Tel | 4228-3528
Lugares: 60 em dois pavimentos. Abre de Terça-feira a Sábado para  almoço e jantar
Domingo: almoço a partir de dezembro

 

Compartilhe.

About Author

Deixe um Comentário