Runner São Caetano orienta sobre a prática da ginástica funcional

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A palavra de ordem do momento para quem curte as novidades em qualidade de vida é funcional. O adjetivo serve para definir prática esportiva com foco na maior queima calórica e  no fortalecimento muscular e também para alimentos que agregam valor à saúde preventiva. Mas, especialmente na prática de exercícios, é preciso deixar alguns alertas: “mais do que nas outras modalidades, o circuito funcional precisa respeitar a limitação do indivíduo”, diz Renata Bono, coordenadora de Ginástica na Runner São Caetano.

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Exercício com fita de suspensão

 A academia mantém duas opções para quem quer potencializar a prática de exercícios com o  uso das técnicas funcionais. O aluno pode frequentar as aulas de Circuito Funcional e também o  programa Runner Extreme, 30 minutos de exercícios intensos e uso de anilhas (peso redondo  de ferro), que, por conta da intensidade não é recomendado a iniciantes, grávidas e portadores  de doenças cardíacas.

 

Segundo Renata, mesmo para frequentar o Circuito Funcional é recomendado que o aluno  experimente uma aula e sinta seus próprios limites, que devem ser compartilhados com o  treinador para uma avaliação de risco. “O mais recomendado para exercícios funcionais é que  sejam orientados individualmente, pois todas as pessoas podem praticá-los desde que sejam  orientados conforme o limite e o objetivo de cada pessoa”, explica a coordenadora.

 

Segundo a profissional, até mesmo uma pessoa idosa com mobilidade reduzida por praticar  exercícios funcionais, desde que os movimentos sejam pensados para atingir o objetivo de melhorar as condições físicas dentro da limitação que o aluno pode praticar. Já as aulas funcionais em grupo só são recomendadas para alunos que tenham plena condições físicas e que saibam dosar os esforços conforme a resposta do próprio corpo.

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Respeitando os limites de cada um, a ginástica funcional permite trabalhar todos os grupos musculares

Praticados dentro das normas de segurança física, os exercícios funcionais são excelentes para emagrecer e fortalecer a musculatura de forma geral, assim como melhorar a coordenação motora por trabalhar com exercícios de equilíbrio. Segundo Renata, a ginástica funcional também tem sido usada por praticante de outros esportes, para melhorarem a performance.

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